Explicador IP: o despacho de instrução da Operação Marquês explicado a José Sócrates

Mário Botequilha 15 de Abril de 2021

Fui completamente ilibado e todas as acusações caíram por terra?

Nem por isso. O Engenheiro só beneficiou da mesma lei que ilibou Isaltino Morais de corrupção, apesar de ter partido em desvantagem, dado que o seu primo José Paulo não é taxista na Suíça. Ainda assim, vai a julgamento por crimes que lhe podem garantir 12 anos a fazer halterofilismo com o Armando no pátio da cadeia de Évora. O despacho de instrução, a acusação e a capacidade de leitura do Juiz causaram enorme perplexidade social, que a PGR disse compreender, mas pediu às pessoas para aguardarem pelo romance de Rodrigues dos Santos sobre o assunto.


Mas, pelo que percebi, o Juiz Ivo Rosa disse que eu era muito boa pessoa, não foi?

Não, não… Ivo Rosa disse com todas as letras que o Engenheiro mercadejou-se todo enquanto foi primeiro-ministro e que até foi uma sorte não ter trespassado o Palácio de São Bento para se fazer uma hamburgueria ou vendido a Beira Baixa a Nicolas Maduro. Explicando melhor como se o José Sócrates fosse o José Sócrates: se isto fosse ciclismo, o Engenheiro teria sido apanhado com uma bicicleta com motor igual à do Lance Armstrong.

Mas concordam que fui vítima de um processo político como Lula da Silva ou a Lady Di?

Ninguém acha isso. Nem sequer o Carlos. Comparar a Operação Marquês à Lava Jato é como dizer que os hinos de apoio que lhe cantaram são as novas Variações Goldberg ou que Ricardo Salgado é uma pessoa que não liga ao dinheiro. Em compensação, diz-se que vem aí um filme sobre os crimes da Operação Marquês com o título “Foram 189 e só regressaram 17”. Fala-se em Nicholas Sarkozy para fazer de Engenheiro.

Quem foi Carlos Santos Silva?

Vencedor do Globo de Ouro para Melhor Amigo do Ano em 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. Não há dinheiro que pague um amigo que até nos deixa escolher o bidé da sua casa de Paris.

Tópicos

Últimas

Do arquivo